A ansiedade é um estado emocional normal que todos nós vivenciamos e experienciamos no nosso dia a dia, sendo uma resposta natural do nosso corpo ao stress. Desta forma, podemos referir que a ansiedade surge como um sinal de alerta com vários indicadores (fisiológicos, cognitivos e comportamentais) que nos possibilitam reagir à situação. NO ENTANTO, se a intensidade, duração e frequência da ansiedade forem desproporcionais ao estímulo que a despoleta, a ansiedade perde a sua valência adaptativa (que é necessária e importante), interferindo diretamente com a qualidade de vida de quem a vivencia.
Nestes casos, um acompanhamento individualizado de psicoterapia seria importante, porque não só lhe vai permitir identificar e analisar com maior consciência a forma como interpreta e vivencia as suas experiências, como também vai aprender a desenvolver estratégias adequadas para gerir a respetiva ansiedade.
Assim sendo, o processo psicoterapêutico centra-se, fundamentalmente, na promoção de um maior auto-conhecimento, na identificação e reestruturação dos diversos pensamentos que conduzem à ansiedade, no ensinamento e prática de técnicas de relaxamento e mindfulness, na prevenção de comportamentos de preocupação, na resolução de problemas e numa melhor gestão e organização do tempo.
SIM, é possível uma mellhor gestão da ansiedade, promovendo o seu bem estar e qualidade de vida.