Quando falamos de Autocuidado Laboral, referimo-nos a um conjunto de atividades que estão associadas à promoção da saúde e bem-estar, no contexto laboral. São, deste modo, práticas que pode adotar para ter uma melhor relação com o trabalho.
O trabalho desempenha um papel muito importante na vida do ser humano, uma vez que se encontra no centro de todo o seu desenvolvimento, através da aquisição de diversas competências individuais, profissionais, sociais, emocionais, bem como promove a autonomia e a independência.
Desta forma, o local de trabalho é sinónimo de profissionalismo, rigor e exigência, como também pode ser sinónimo de identificação, acolhimento e bem-estar. Ambas as conceções são importantes, no entanto, tende por vezes a ter em maior consideração as primeiras, descorando que o seu bem-estar laboral também é importante para o seu bem-estar global.
Sugerimos-lhe, por isso, 7 medidas que pode adotar durante o seu expediente e que o podem ajudá-lo a promover um maior autocuidado laboral:
- Fazer pausas ao longo do dia: Reduzem o cansaço e a exaustão, e por sua vez, aumentam a produtividade.
- Promover o contacto com colegas: Aumenta a satisfação e melhora o ambiente laboral.
- Organização e gestão das tarefas diárias: Definindo-as por prioridades, distribuindo as tarefas mais exigentes por períodos do dia em que se costuma sentir mais produtivo.
- Manter um ambiente laboral limpo e organizado: Promove uma maior sensação de tranquilidade e disponibilidade mental, uma vez que reduz possíveis estímulos visuais ansiogénicos.
- Conhecer os seus limites: Avaliar a aceitação de novas tarefas, de forma a não prejudicar a qualidade do seu trabalho, bem como a sua saúde mental.
- Expor o que sente, as suas dúvidas e ideias: Possibilitará que se sinta mais apoiado.
- Hidratar-se ao longo do dia e adotar uma alimentação equilibrada: Os nutrientes auxiliam na promoção de um melhor desempenho físico e cognitivo e aumentam a sensação de bem-estar.