Dormir bem é muito importante para a nossa saúde, tanto física, como mental. É durante o sono que restauramos o nosso organismo e que consolidamos a informação que recebemos ao longo do dia. Por ser tão importante, hoje trago-lhe algumas dicas para melhorar a sua higiene de sono.
Dica 1. Crie um momento de relaxamento para “separar” a atividade quotidiana do momento de ir dormir, como por exemplo, fazer uma leitura mais leve ou ouvir música tranquila. Queremos que o nosso corpo entre em modo de “descanso”, e por isso é importante evitarmos atividades que nos ativem antes de irmos dormir.
Dica 2. Escolha uma hora fixa para se levantar da cama e tente manter esse horário independentemente das horas que dormiu. Isto ajuda a desenvolver um padrão de sono mais estável. Tentar recuperar horas de sono perdidas perpetua problemas de sono. Sim, é verdade, dormir sestas durante o dia, ir demasiado cedo para a cama ou deixar-se ficar na cama após uma noite de sono de baixa qualidade para compensar ou recuperar o sono perdido é exatamente o oposto daquilo que deve ser feito para melhorar a qualidade de sono. É importante que nos mantenhamos acordados de modo a gerar maior vontade de dormir, o que por sua vez vai tornar mais provável um sono longo e mais satisfatório.
Dica 3. Evite a utilização de ecrãs pelo menos 1 hora antes da hora de dormir. Muitos dos ecrãs dos vários aparelhos tecnológicos que utilizamos com frequência emitem luz azul. Esta luz suprime a libertação de melatonina, a hormona que estimula o sono, e mantém-nos despertos durante mais tempo.
Dica 4. Evite atividades que impliquem estar acordado na cama, como estudar, comer ou utilizar o telemóvel ao longo do dia. Utilize a cama apenas para dormir e para atividade sexual. Quando utilizamos frequentemente a cama para outras atividades, estamos a treinar-nos para ficarmos acordados na cama. Assim, se evitar estas atividades enquanto está na cama, a cama tornar-se-á um espaço onde será mais fácil adormecer e permanecer adormecido/a.
Dica 5. Saia da cama de não conseguir dormir. A frustração e a preocupação que sentimos quando estamos às voltas na cama e não conseguimos dormir apenas dificulta que voltemos a adormecer novamente. Por isso, vá para outra divisão e volte para a cama apenas quando estiver suficientemente sonolento para adormecer depressa, de modo a diminuir o tempo que está na cama, sem dormir, a tentar adormecer.