Com o início do novo ano talvez tenha por hábito estabelecer objetivos que pretende concretizar. A verdade é que um novo ano é sinónimo de novos começos e novas oportunidades. No entanto, a ciência tem demonstrado que apenas 10% dos que se propõe a novos objetivos e resoluções conseguem mantê-los mais do que 2/3 meses.
Será que isto quer dizer que não vale a pena estabelecer objetivos no início de cada ano? Não! Se se identifica com a população que não consegue manter ou alcançar os objetivos a que se compromete, beneficiará de avaliar e analisar os seus objetivos para otimizar as hipóteses de os conseguir alcançar.
Poderá estar a perguntar-se: como é que posso alcançar os objetivos a que me propus? O segredo está na forma como esses objetivos são estabelecidos.
Comece com objetivos pequenos que não sejam demasiado restritivos, pois estes serão mais fáceis de cumprir. Por exemplo, se quiser deixar de comer açúcar não deverá retirá-lo por completo da sua alimentação, de um dia para o outro, mas sim começar por substituir a sobremesa de uma refeição e assim sucessivamente até alcançar o seu objetivo.
Defina objetivos claros e concretos, pois quanto mais claro for o objetivo maior a probabilidade de o cumprir. Por exemplo, se o seu objetivo for “fazer mais exercício físico” a probabilidade de o cumprir é mais baixa do que se o seu objetivo for “fazer uma caminhada de 20 minutos, 3 vezes por semana”. Ao definir objetivos concretos conseguirá ter uma perceção maior do seu progresso e, assim, manter a motivação.
Envolva os outros ao seu redor. Ao partilhar os seus objetivos com outros à sua volta, irá sentir-se mais responsável e será mais difícil não cumprir com o que se propôs. Para além disso, ao envolver outros, o processo de alcançar o objetivo torna-se mais divertido pelo que o manterá motivado durante mais tempo.
Lembre-se: ninguém é perfeito! Se realmente não conseguir alcançar ou manter as mudanças e objetivos a que se propôs não se culpe, ao invés disso aceite que as recaídas e recuos são parte do processo. Se se encontrar constantemente numa situação em que não consegue alcançar o seu objetivo pergunte-se: Será que este objetivo é muito complexo? Será que o posso dividir em pequenos passos/objetivos? Por vezes é preciso alterar os objetivos que tínhamos estipulado inicialmente e isso não significa que falhámos.
Resumindo, estabelecer objetivos pequenos, atingíveis, com o apoio de outros e ao longo do ano, ao invés de um grande e assustador a dia 1 de Janeiro poderá ajudá-lo a alcançar muito mais e a promover mudanças duradouras.