Viva o Presente

O “aqui e agora” é o momento mais importante da sua vida. Dois dos principais motivos para se sentir ansiosa/o ou triste/o são o foco dos seus pensamentos no passado e no futuro. O passado já foi, não é possível mudar, e o futuro está por vir, ainda não existe. No entanto, focamos frequentemente no que podíamos ter dito e não dissemos, no que podíamos ter feito e não fizemos, no que podemos evitar ou no que vai acontecer daqui a um ano.

Frequentemente, sentimos que estamos em piloto automático: acordamos, tomamos banho, trabalhamos, jantamos e dormimos, à espera de que os nossos objetivos se concretizem. MAS, não espere alcançar um objetivo para ser feliz.

É importante ter sonhos e objetivos futuros, mas apenas o Presente pode proporcionar felicidade instantânea. É o nosso dia-a-dia que oferece a possibilidade de ser melhor, de se valorizar, de se amar e de amar o outro. É no presente que alcança etapas para tornar os seus sonhos, realidade.

Práticas que o vão ajudar a envolver-se com o presente:

  • Monitorize o que está a acontecer ao longo do seu dia e como se sente.
  • Preste atenção aos detalhes do seu dia-a-dia. Por exemplo, durante o almoço, foque a sua atenção no sabor do prato, e em tudo o que envolve a refeição.
  • Celebre pequenas conquistas. Existe felicidade nas pequenas coisas, se terminou um dia de trabalho, sorria, comemore!!
  • Liberte-se do passado. Procure perdoar-se pelo que aconteceu e permita-se seguir em frente.
  • Projete o futuro, com base no presente.  É importante traçar objetivos, mas concentre-se no que está ao seu alcance agora, no que pode fazer agora.

É importante treinar a sua atenção no momento presente. As primeiras vezes pode ser invadido por pensamentos intrusivos, não faz mal, tome consciência deles e deixe-os ir. Volte a focar-se no que está a fazer.

Algumas técnicas de atenção plena, como ioga e meditação podem ajudá-lo neste processo.

blog sara cruz clínica

Sara Cruz

No nosso blog vai poder ler artigos escritos pelas nossas psicólogas sobre temas da atualidade e saúde mental.

Procurar

Você também pode gostar