Muitas vezes quando ouvimos falar em depressão sazonal esta surge associada a uma questão/dúvida se será um mito ou uma realidade. E a verdade é que a depressão sazonal existe mesmo e não é um mito, como muitos dizem. As alterações climáticas tem influencia no nosso humor.
A depressão sazonal é uma forma de depressão que está diretamente associada à mudança das estações do ano. Com a chegada do frio e da chuva ficamos muitas vezes com menos energia, sem vontade de sair da cama, de trabalhar, de interagir ou de nos divertirmos, a redução da luz solar que ocorre nestes meses pode influenciar o nosso humor e os nossos níveis de energia.
A menor exposição à luz solar faz com que o nosso cérebro produza menores quantidades de serotonina, um neurotransmissor que regula o humor, o sono, o apetite, bem como a nossa tolerância à frustração. Os dias mais cinzentos também acabam por desregular a produção de melatonina, hormona responsável pela manutenção dos ciclos de sono. Quando há um desequilíbrio nos níveis de serotonina e de melatonina, podem começar a surgir sintomas depressivos tais como fadiga, desmotivação e irritabilidade.
Poderá estar a perguntar-se: como é que pode tentar atenuar estes sentimentos. E por isso, apresento-lhe em seguida algumas estratégias que o/a podem ajudar:
- Fazer passeios ao ar livre;
- Abrir as janelas de casa para permitir que entre o máximo de luz natural;
- Acordar mais cedo e levantar-se de imediato para que possa usufruir de mais tempo de luz natural;
- Sentar-se ao pé de janelas, no trabalho, se possível;
- Fazer uma caminhada de 10 a 20 minutos pela manhã;
- Praticar exercício físico, sobretudo ao ar livre;
- Fazer férias de inverno em países com mais sol, se possível;
- Estar com amigos e família e manter uma vida social ativa.
Lembre-se um psicólogo pode ajudar. Procurar ajuda especializada pode ajudá-lo/a. Um psicólogo pode ajudá-lo/a a desenvolver estratégias de regulação emocional que lhe permitam gerir melhor aquilo que está a sentir.
Lembre-se que cuidar de si é muito importante!