A importância do autocuidado na Saúde Mental

Já pensou quanto tempo por mês, semana ou dia dedica a cuidar de si? E que benefícios é que isso lhe podia trazer?

O autocuidado está relacionado com um conjunto de ações que realizamos para cuidar de nós próprios e para promover a nossa qualidade de vida. Frequentemente, no nosso dia a dia, quando ouvimos falar de autocuidado, este surge associado à ideia de que o autocuidado é para quando temos tempo, que é um luxo ou algo que só devemos ter quando fazemos algo para o merecer, fazendo as pessoas muitas vezes sentirem-se culpadas ou egoístas quando utilizam algum do seu tempo para cuidar de delas próprias. Para além disto, a falta de tempo associada ao ritmo de vida frenético é também uma das razões mais apresentadas em consulta para não se incluir o autocuidado no dia-a-dia.

O autocuidado não deve ser encarado como uma recompensa, como uma atividade de luxo ou algo que implique gastar dinheiro e não é algo que só deva começar a pensar fazer se estiver doente ou tiver uma vida muito stressante. Reservar tempo para cuidar de si é algo que deve fazer regularmente, que deve ser um hábito e uma dimensão muito importante da sua vida.

Vários estudos tem mostrado o papel essencial do autocuidado para a saúde-mental e bem-estar e que negligenciá-lo poderá ter resultados menos positivos. A falta de autocuidado poderá estar associada ao burnout, a níveis mais elevados de stress e ansiedade e a sentimentos de insatisfação com a vida no geral. Em contrapartida, a prática de autocuidado esta associada a níveis mais elevados de bem-estar, a sentimentos de felicidade, confiança e a um maior envolvimento com o mundo e os outros. Para além disto, esta prática pode ajudá-lo/a a aumentar a sua produtividade e energia, a sua confiança e autoestima e contribuir para uma maior satisfação e realização pessoal.

 O autocuidado não nos salva de problemas de saúde física ou psicológica, nem nos impede de ter momentos de stress ou ansiedade, mas ajuda a preveni-los e a lidar com eles, ajudando-nos a ultrapassar adversidades e momentos difíceis. Torna-nos mais resilientes e menos vulneráveis. O autocuidado permite-nos ainda, diariamente, manter um relação saudável connosco próprios e com os outros.

Lembre-se, o autocuidado não é uma perda de tempo, é um investimento que faz em si e no seu bem-estar. Lembre-se que procurar ajuda especializada pode ajudá-lo/a. Um psicólogo pode ajudá-lo/a.

                                                            

blog sara cruz clínica

Sara Cruz

No nosso blog vai poder ler artigos escritos pelas nossas psicólogas sobre temas da atualidade e saúde mental.

Procurar

Você também pode gostar