Abuso Sexual Infantil: Mitos Comuns

O abuso sexual infantil tem sido um tema cada vez mais falado na nossa sociedade e, apesar da vasta informação sobre o tema na sua linguagem acessível, ainda existem alguns mitos comuns sobre o tema.

Posto isso, apresento-lhe 4 dos mitos mais comuns sobre o tema que ainda estão bastante presentes na nossa sociedade, principalmente comunicação social e redes sociais.

Mito 1: Abuso sexual é só quando há penetração.

O abuso sexual acontece quando a liberdade sexual da criança, bem como a sua intimidade, não são respeitadas e esta nem sempre acontece com penetração convencional, podendo acontecer através de toques nas zonas intimas da criança, exposição a pornografia, voyeurismo, entre outros.

Mito 2: Os abusadores sexuais só são indivíduos desconhecidos das vítimas.

Estima-se que 90% das agressões a crianças são realizadas por conhecidos da vítima, nomeadamente familiares da mesma.

Mito 3: Todos os agressores que abusam sexualmente de uma criança são pedófilos.

Nem todos os indivíduos correspondem aos critérios de diagnóstico da perturbação Pedofilia e muitos deles mantêm contacto consentido e interesse sexual com adultos.

Mito 4: Todas as vítimas se tornam agressores.

Existem inúmeros fatores que contribuem para que um indivíduo se torne agressor e estima-se que apenas 30% dos agressores também foram vítimas de abuso. Posto isto, este pode ser um fator, no entanto, não é necessariamente uma regra.

Esteja atento aos sinais, ainda que pequenos, e caso desconfie mas ainda assim tem dúvidas, não hesite em contactar um profissional ou as linhas de apoio.

blog sara cruz clínica

Sara Cruz

No nosso blog vai poder ler artigos escritos pelas nossas psicólogas sobre temas da atualidade e saúde mental.

Procurar

Você também pode gostar