Quantas vezes, na azáfama quotidiana, damos por nós exauridos, confusos e até mesmo irritados sem motivo aparente? Não é incomum apercebermo-nos, a dada altura, que parte do problema é estarmos a dar atenção imensas coisas, a responder a imensos pedidos, por vezes até simultaneamente, deixando-nos levar pela sensação de que tudo é importante – priorizamos tudo, menos nós próprios. A verdade é que nos encontramos, muitas vezes, desconectados de nós, do nosso corpo e das nossas necessidades, e isso reflete-se na nossa relação com os outros e connosco próprios.
E, com tantas exigências externas que requerem a nossa atenção, não admira que seja desafiante colocar-se em primeiro lugar! E, em 2025, isso pode ser diferente.
Vou partilhar consigo 5 dicas para que atinja essa meta neste ano novo.
Número 1: Estabeleça limites claros.
Defina o que é importante para si e não tenha medo de dizer que não. Pode ser uma ideia nova, mas efetivamente dizer “não” é um ato de amor próprio e pode melhorar a sua relação com quem o rodeia.
Número 2: Seja intencional no planeamento do seu tempo.
Ao organizar o seu dia, lembre-se de planear também como prioritário o que lhe traz bem-estar. Por exemplo, momentos de descanso, exercício… são na verdade tão importantes como o resto. Invista em si. Não deixe para trás nem adie constantemente aquilo que o faz sentir nutrido e balanceado.
Número 3: Pratique autocuidado diário.
Não precisa ser algo grande mas, todos os dias, reserve um tempo só para cuidar si – um banho relaxante, um livro, uma caminhada…
Número 4: A sua energia, tempo e dedicação são preciosos.
Por isso, cerque-se de pessoas que apoiam o seu crescimento, acreditam em si e o/a respeitam.
Número 5: Seja gentil consigo mesmo/a.
Último e não menos importante, lembre-se: cada passo conta e você merece compaixão e carinho, não só dos outros, mas de si mesmo também.
Em 2025, não se deixe para trás! Vamos juntos dar o primeiro passo!