Diminua a Ansiedade com Mindfulness

“A ansiedade é uma emoção muito desconfortável que acelera o nosso coração, tira-nos o ar, dá-nos uma sensação estranha na barriga e parece que o mundo à nossa volta passa a voar e nós estamos ali parados…” Isto é uma crise de ansiedade!

Apesar de vivenciarmos estas sensações ansiógenas no presente, dois dos principais motivos para se sentir ansiosa/o são o foco dos seus pensamentos no passado e no futuro. Focamos frequentemente a nossa atenção no que podíamos ter dito e não dissemos, no que podíamos ter feito e não fizemos, nos problemas que podemos evitar ou no que vai acontecer daqui a um ano.

A prática de Mindfulness significa alcançar um estado de atenção plena no momento presente, da forma mais consciente possível. O objetivo é dar-se conta dos seus pensamentos e sentimentos e deixá-los ir, focando a sua atenção na respiração, nos movimentos e no ambiente ao seu redor. Dessa forma, diminui a ansiedade e os pensamentos negativos.

Para a/o ajudar a lidar com a ansiedade, através do mindfulness, trago-lhe a “meditação do lugar seguro”, passo a passo:

  1. Comece por sentar-se num lugar e posição confortável;
  2. Encontre uma respiração controlada e calmante até se sentir pronto;
  3. Respire profundamente algumas vezes, notando o ar a entrar e a sair do seu corpo;
  4. Tente criar um lugar na sua mente, através da imaginação, que lhe transmita segurança e tranquilidade (pode manter os olhos abertos fixados num ponto ou fechados);
  5. Quando tiver imaginado o seu lugar seguro, comece a tentar preencher os detalhes através de impressões sensoriais;
  6. Que cores estão ao seu redor? Está ao ar livre ou num espaço fechado? Que tipo de objetos ou seres estão à sua volta?
  7. Concentre-se agora em qualquer som que consiga ouvir: podem ser as ondas do mar, os pássaros a cantar, a brisa do vento…
  8. Pense nas sensações físicas que pode sentir: É um lugar caloroso ou frio?
  9. Que cheiros consegue sentir?
  10. Percorrer todos os detalhes sensoriais do seu lugar seguro ajudam a torná-lo cada vez mais real. Mantenha essa imagem presente na sua mente durante alguns segundos.
  11. Quando se sentir confortável traga novamente a sua atenção para o corpo, respirando profundamente algumas vezes. Sinta a paz e tranquilidade ao inspirar, e qualquer tensão ou stress a sair ao expirar.
  12. Quando se sentir preparado, abra lentamente os olhos.
blog sara cruz clínica

Sara Cruz

No nosso blog vai poder ler artigos escritos pelas nossas psicólogas sobre temas da atualidade e saúde mental.

Procurar

Você também pode gostar