Quando chegamos às festividades e temos de reunir-nos com a nossa família, há momentos que podem não ser de leveza e de alegria. Podem ser momentos de grande tensão envolvidos de críticas e mágoas mal resolvidas. Quando assim é, como pode proteger-se?
- Invista no seu autocuidado: Antecipe o que será um desafio e respeite os seus limites. Leia um livro, pratique exercício físico, esteja com amigos, cozinhe, durma bem. Estas práticas ajudam a reduzir o stress e aumentar a energia. Seja honesto consigo mesmo, o que pretende com cada membro da sua família? Trabalhar de novo a vossa relação? Questione-se se é o melhor lugar para passar o seu Natal.
- Gira as suas expectativas: Estabeleça limites claros e realistas sobre o que pode e não pode fazer durante as festividades. Comunicar essas expectativas à família pode ajudar a reduzir o stress.
- Planeie: Organize atividades de forma a incluir momentos de descanso. Planeie também atividades que lhe tragam prazer e satisfação pessoal.
- Comunique: Partilhe os seus sentimentos e preocupações com alguém de confiança, assim, poderá aliviar a ansiedade e proporcionar maior apoio emocional.
- Trabalhe a capacidade de lidar com o sofrimento: Quando evitamos a dor, às vezes podemos agir de forma a afastar os outros. Pratique técnicas de mindfulness ou meditação para ajudar a manter a calma e a concentração no momento presente.
- Procure o que lhe faz bem: Não se culpe, não tem de se justificar nem de dar demasiadas explicações. Não precisa de estar envolvido em todas as conversas ou falar sobre o que não se sente confortável. Aprenda a perceber quando são comentários destrutivos e proteja-se. Aproxime-se de familiares com os quais se sinta bem e acolhido. Mude de assunto, sorria e diga algo positivo e agradável.
Tente retirar o melhor desta época festiva – uma pausa de reflexão e conexão consigo mesmo ou com os seus familiares.