A importância da Empatia, em relação a si mesmo e aos outros.

Compreender o verdadeiro significado de empatia e saber como podemos manifestá-la nas nossas interações é extremamente importante, tanto para o nosso desenvolvimento pessoal, como para as nossas relações interpessoais. 

Empatia é “sentir com o outro”. É a capacidade e a tendência para conseguir compreender emocionalmente e compartilhar os estados mentais de outra pessoa. Quando falamos sobre este tema não nos podemos esquecer que existem três tipos diferentes de empatia, sendo todos eles importantes, o que nos pode ajudar a compreender melhor em que consiste esta capacidade:

Empatia cognitiva: Capacidade de compreender a perspetiva de outra pessoa.

Empatia emocional: Capacidade de sentir o que a outra pessoa sente.

Preocupação empática: Capacidade de nos apercebermos de como podemos ser úteis a outra pessoa.

Desta forma, conseguimos então reforçar que a empatia é significativamente benéfica, quer para o nosso bem-estar pessoal, quer para a qualidade das nossas relações interpessoais. 

Na relação consigo mesmo, a empatia desempenha um papel ativo ao realçar dois conceitos muito importantes, sendo eles a autocompreensão e a autocompaixão.

… Mas de que forma?

A empatia permite-nos compreender de uma forma mais aprofundada as nossas próprias necessidades e emoções (autocompreensão). O reconhecimento e a validação das nossas emoções contribui para a auto-aceitação e para a nossa saúde mental.

Desenvolvermos a nossa capacidade de empatizar permite-nos explorar e trabalhar as nossas dificuldades e falhas com uma maior generosidade e não de uma forma punitiva, o que nos torna mais resilientes e promove o nosso bem-estar emocional (autocompaixão).

Na relação com os outros, a empatia reflete-se de diferentes formas: 

Reforça uma maior conexão emocional, estabelecendo vínculos mais significativos e profundos com os outros. Promove uma comunicação eficaz, uma vez que ao compreendermos melhor as perspectivas e emoções dos outros, permite-nos comunicar com maior clareza e respeito, evitando mal-entendidos e/ou conflitos. Contribui para a resolução de conflitos, tendo em consideração o ponto de vista do outro em situações de discordância, desenvolvendo soluções mais colaborativas e justas. Aumenta o apoio social, tornando-nos mais disponíveis e aptos, de forma a proporcionar apoio emocional às pessoas que nos rodeiam, promovendo redes de apoio mútuo. 

A empatia é uma capacidade fundamental que possibilita uma convivência connosco e com os outros mais agradável, fortalecendo relações mais colaborativas e equilibradas.

blog sara cruz clínica

Sara Cruz

No nosso blog vai poder ler artigos escritos pelas nossas psicólogas sobre temas da atualidade e saúde mental.

Procurar

Você também pode gostar