Procurar aumentar a sua autoestima, vai também elevar o seu amor-próprio. A perceção que tem sobre si, sobre as suas competências e qualidades, vai ter impacto no seu dia-a-dia e na forma como se sente. Uma autoestima mais elevada, aumenta a sua confiança e a capacidade para enfrentar desafios e lidar com o stress.
Algumas dicas:
- Faça uma lista das suas qualidades e conquistas. Leia sempre que se sentir menos confiante.
- Tenha uma dieta saudável. Alimentos saudáveis contribuem para a sua saúde emocional e mental.
- Recorde-se que errar é humano. Errar faz parte do processo de aprendizagem, e ter consciência disso, diminui a pressão que coloca em si mesmo(a).
- Não faça comparações. Cada um tem a sua jornada, a dor e a felicidade de cada pessoa é única, tente focar-se nas suas conquistas e no seu próprio crescimento.
- Pense de forma positiva. Quando for confrontado(a) com pensamentos negativos e autodepreciativos, substitua-os por outros mais construtivos.
- Desafie-se. A recompensa de enfrentar um desafio, está na confiança que ganha em si mesmo(a). Pode ainda descobrir um novo talento.
- Seja compassivo consigo próprio. Aceite que os seus erros ou a sua dor não o definem. Se é possível perdoar o outro, permita-se perdoar-se.
- Seja grato. Dar-se conta das coisas boas ao seu redor e agradecer, aumenta a sua visão positiva sobre o mundo.
- Motive-se. Não espere que os outros lhe deem motivação, tenha uma frase motivadora no telemóvel, no frigórico ou no espelho, leia em voz alta e acredite no seu processo.
- Foque-se no presente. Não podemos mudar o passado e não podemos prever o futuro, assim sendo, dirija a sua energia ao que pode fazer hoje para cuidar de si.