Venho falar-vos em como a maternidade está relacionada com a saúde mental e alguns dos principais desafios enfrentados pelas mães.
Estes podem ser:
· Conciliar o trabalho com o cuidar;
· Enfrentar críticas e julgamentos sobre as suas escolhas e forma de educar;
· Lidar com a pressão de ter de ser uma “mãe perfeita”;
· Lidar com o desafio de educar os filhos de forma eficaz e respeitadora;
· Enfrentar a culpa por não conseguir estar presente o tempo que desejaria;
· Lidar com muitas tarefas domésticas associadas à maternidade (e não só);
· Lidar com o cansaço e falta de tempo para si mesma;
· Cuidar pouco de si e ainda assim sentir-se culpada por isso;
· Já para não falar de ser mãe solteira…
Importa lembrar que ser se mãe é um dos maiores desafios da vida e, cuidar da saúde mental enquanto se é mãe pode ser ainda mais desafiador. A maternidade traz consigo uma carga emocional intensa, o que pode efetar de inúmeras formas a saúde mental da mulher, como por exemplo: maiores níveis de ansiedade; depressão pós parto; falta de auto estima; falta de confiança; suporte social reduzido, entre muitos outros desafios…
Muitas vezes, as mães sentem-se culpadas por não conseguirem de dar resposta a todos os objetivos ou tarefas associadas à maternidade, o que faz com que se cobrem constantemente.
Procurar e aceitar ajuda profissional, pode ser fundamental para lidar com os desafios emocionais da maternidade e promover um ambiente familiar ainda mais saudável. Além disso, é importante que as mães se permitam a ter momentos de descanso e autocuidado. Mães com uma saúde mental saudável, são mães mais felizes e, consequentemente, capazes de criar laços ainda mais fortes com os seus filhos.