Ansiedade de regressar ao trabalho: “O período de férias está a chegar ao fim e com ele vem a ansiedade de voltar à rotina”.

A ansiedade de regressar ao trabalho, após as férias, é uma sensação muito comum. Com o aproximar da data de regresso, surgem (ou intensificam-se) várias preocupações, receios e dúvidas, o que nos leva a questionar sobre como poderemos gerir da melhor forma esta fase, podendo iniciar um novo período profissional com uma maior satisfação, confiança e tranquilidade.
Com o propósito de tornar este regresso menos desafiante e exigente, venho sugerir-lhe algumas estratégias importantes que, pensando e refletindo com o tempo adequado e necessário, poderão atenuar os seus níveis de ansiedade.

Planear antecipadamente:

Antes de iniciar as suas férias, utilize uma parte do seu tempo para organizar as suas tarefas e, posteriormente, fazer uma lista daquilo que for mais urgente ser realizado, quando regressar ao trabalho. Desta forma, conseguirá definir os primeiros passos a dar e aliviará a sensação de sobrecarga. É fundamental estabelecer objetivos/metas alcançáveis, ajustando as suas expectativas à realidade do seu dia a dia. Aproveite também para organizar o seu espaço de trabalho, para facilitar o regresso.

Mais perto do regresso, será importante iniciar, de uma forma gradual, a adaptação à rotina. Como? Ajustando os seus principais hábitos – horários de sono e alimentação.

Na véspera de regressar ao trabalho poderá ser útil organizar tudo aquilo que vai ser preciso para o primeiro dia, tal como roupa, almoço/lanche e documentos que sejam necessários.

Regresso gradual e Gestão de tempo:

Se for possível, nas primeiras horas do seu regresso/primeiros dias de trabalho – depende, sempre, de caso para caso – tente focar a sua atenção nas tarefas mais simples e urgentes para se readaptar ao ritmo normal de trabalho (o que poderá proporcionar um ritmo mais sustentável, evitando a sensação de sobrecarga).

Técnicas de relaxamento:

Incluir, no seu dia a dia, a prática de técnicas de relaxamento, como exercícios de respiração, meditação e mindfulness, poderá ser muito útil, quer na gestão e diminuição dos seus níveis de ansiedade, quer no aumento dos seus níveis de atenção e concentração, ao longo do dia.

Estilo de Vida Saudável:

É fundamental que continue a cuidar da sua saúde física e mental. De que forma? Através de uma alimentação equilibrada, da prática regular de exercício físico e de uma boa higiene do sono. Estes aspetos são essenciais para a promoção e manutenção do seu bem-estar mental e emocional, especialmente, em fases mais exigentes/stressantes, como é o caso do regresso ao trabalho.

Sugiro que, durante o dia de trabalho, faça algumas pausas para relaxar, podendo recarregar a sua energia, o que será benéfico para manter os seus níveis de produtividade e para diminuir os seus níveis de stress.

Se, durante a semana de trabalho, conseguir ter algum tempo para a realização de atividades que lhe dão prazer e que lhe permitam relaxar (como ler, ver um filme, passear, reunir-se com amigos – atividades que, provavelmente, realizou nas suas férias) será fundamental para prolongar a sua sensação de bem-estar.

Estabelecer limites concretos, entre o tempo de vida pessoal e o tempo de trabalho, vai permitir evitar a sensação de sobrecarga, bem como promover um maior equilíbrio saudável, entre a vida pessoal e profissional. Tente desconectar-se dos dispositivos relacionados com o trabalho, após o seu horário laboral.

Mentalidade Positiva e Apoio:

Mantenha-se focado nos aspectos positivos, no que toca ao regresso ao trabalho, como rever os seus colegas, retomar projetos que o estimulem e o satisfaçam e aproveitar as oportunidades de crescimento profissional.

Converse com os seus colegas sobre como também eles gerem este regresso – poderão partilhar sugestões muito úteis. Nunca hesite em conversar com alguém da sua confiança, sempre que necessário. O apoio social é fundamental.

CUIDAR DE SI, reconhecendo e valorizando as suas necessidades, é o mais importante e, por isso, implementar estas estratégias pode ajudar a tornar o seu regresso ao trabalho mais tranquilo e satisfatório.
Lembre-se: Sentir ansiedade é NORMAL, mas se este estado emocional for muito intenso e persistente, passando a interferir com o seu dia-a-dia, poderá ser importante procurar acompanhamento psicológico.

Bom regresso ao trabalho!!

blog sara cruz clínica

Sara Cruz

No nosso blog vai poder ler artigos escritos pelas nossas psicólogas sobre temas da atualidade e saúde mental.

Procurar

Você também pode gostar