Equilíbrio entre o presente e o futuro: deixe os “e se” para trás

Quantas vezes já deu por si consumido numa sequência de “e se” em relação ao futuro – “e se correr mal?” “e se isto acontecer?” “e se alguém não gostar?”…

Imagino que a sua resposta seja “algumas vezes” ou até “muitas”.  

Já reparou que quando estamos envolvidos nestes pensamentos dos “e se” não estamos verdadeiramente presentes no momento? Nestas alturas estamos a pensar no futuro, num futuro imaginário, que pode ser assustador e causador de ansiedade. Enquanto está no futuro, não está a notar e a aproveitar as pequenas coisas que estão a acontecer no “agora” – por exemplo, uma gargalhada prazerosa, um momento de partilha com amigos, um momento de carinho com o seu animal de estimação…

Hoje deixo-lhe aqui um convite para tentar encontrar o equilíbrio entre o presente e o futuro. Convido-a/o a olhar para um futuro menos distante, a estabelecer objetivos a curto-prazo que nos guiam, nos dão direção. Convido-a/o também a estar especialmente atenta/o ao momento presente para aproveitar as pequenas coisas que estão a acontecer. Tome nota das consequências que consegue ver no seu estado emocional, nas suas relações e até na sua produtividade.

blog sara cruz clínica

Sara Cruz

No nosso blog vai poder ler artigos escritos pelas nossas psicólogas sobre temas da atualidade e saúde mental.

Procurar

Você também pode gostar