Aprenda a ser Autocompassivo

Todos nós passamos por momentos que são mais difíceis, mais dolorosos, ao longo da vida. Algumas vezes, quem está a sofrer é alguém próximo de nós, o que nos faz aceitar a dor do outro, tentar tranquilizá-lo, ser o seu ombro amigo e o seu porto seguro. Outras vezes, somos nós que estamos em sofrimento. E é mais difícil lidar connosco, do que com o outro, aceitar o que estamos a sentir, confortar-nos.

A autocompaixão é a habilidade de aceitar o nosso sofrimento sem julgamento, entender que tudo o que sentimos é válido. É procurar aliviar a nossa própria dor. É estar atento às nossas necessidades emocionais e tentar suprimi-las. Ser autocompassivo significa cuidar de mim como cuidaria de um amigo.

Se refletir, é possível que encontre várias situações em que foi duro consigo mesmo, em que se martirizou, em que disse coisas a si mesmo, que seria incapaz de dizer a alguém importante para si. A pessoa a quem deve dar maior conforto e compreensão, É A SI MESMO!!

Algumas formas de desenvolver a autocompaixão:

  • Seja autoconsciente. Identifique que emoções está a sentir, e o que as despoletou. As emoções negativas são tão importantes como as positivas, não as julgue. Todas elas têm um papel fundamental na sua vida, procure entender qual;
  • Aceite-se. Nos momentos de sofrimento, aceite a sua dor, e fale consigo mesmo, tentando tranquiliza-se. Respire fundo. Lembre-se: as emoções vão e vêm;
  • Procure reconfortar-se. Satisfaça as suas necessidades emocionais, fazendo uma pausa durante o trabalho, abraçando-se, tomando um banho quente;
  • Valorize-se. Aprenda a dizer não e a estabelecer limites quando se sentir desconfortável;
  • Mude o seu diálogo interno. Ao invés de se criticar e de colocar pressão sobre si para alcançar o sucesso, procure dar a si mesmo, palavras de apoio, compreensão e confiança, “eu sou capaz”, “eu tenho valor”.

Praticar a autocompaixão, envolve mudar de um discurso crítico consigo mesmo, para um discurso calmo, compreensivo e compassivo, motivando-se. O baralho “365 dias de Autocompaixão”, da Dra. Sara Cruz, foi desenvolvido para o ajudar neste processo de autoconhecimento, permitirá melhorar a relação consigo mesmo e com o outro.

blog sara cruz clínica

Sara Cruz

No nosso blog vai poder ler artigos escritos pelas nossas psicólogas sobre temas da atualidade e saúde mental.

Procurar

Você também pode gostar