As drogas psicadélicas em psicoterapia

Talvez já se tenha deparado com algumas notícias que falam sobre a utilização de drogas psicadélicas como intervenção psicológica.

A utilização de drogas psicadélicas no contexto do acompanhamento psicológico e na saúde mental, é um tema que causa muitas dúvidas e controvérsias. Por isso hoje gostaria de lhe trazer algumas informações sobre este tema.

Esta é uma área da saúde mental em desenvolvimento, sobre a qual se tem vindo a demonstrar grande interesse. Ainda estão a ser realizados estudos para compreender melhor a eficácia e em que termos se devem utilizar estas drogas na intervenção psicológica. 

É importante enfatizar que é necessário uma equipa multidisciplinar para a administração destas substâncias, no contexto terapêutico, existindo a necessidade de cumprir determinados critérios para que este tipo de método seja seguro.

Neste tipo de intervenção, são os psicadélicos que servem a terapia, isto é, a  prioridade é criar um processo terapêutico eficaz e uma boa relação terapêutica, pois pretende-se que seja neste contexto que se inicie um processo de preparação para a introdução da droga psicadélica. Quando administradas estas substâncias é sempre necessário existir um espaço apropriado para tal e a presença de profissionais aptos para acompanhar essa experiência.

Alguns dos tipos de substâncias que têm sido utilizadas nos estudos realizados foram: a Mescalina que é um alucinogénico natural encontrado numa espécie específica de cactos, os Cogumelos Mágicos que são psicadélicos que se originam de fungos ou o LSD que diz respeito a uma droga alucinogénica sintética. Saliento que todas estas drogas quando tomadas sem supervisão poderão levar a efeitos nefastos na saúde física, cognitiva e psicológica.

Têm sido estudados processos de intervenção especificamente em patologias como a Depressão, a Ansiedade, o Stress Pós-Traumático e também o Alcoolismo. 

Esta ainda é uma metodologia muito embrionária, sendo que ainda é necessário realizar mais investigação sobre o tema, garantindo de que esta é feita com segurança não prejudicando os envolvidos.

Ainda que este seja um tipo de intervenção que atrai muita curiosidade, atualmente, a psicoterapia continua a ser a forma mais eficaz de intervir nas questões da saúde mental. Por isso, recorra ao acompanhamento psicológico se sente que necessita de ajuda para ultrapassar algumas questões da sua saúde mental.

blog sara cruz clínica

Sara Cruz

No nosso blog vai poder ler artigos escritos pelas nossas psicólogas sobre temas da atualidade e saúde mental.

Procurar

Você também pode gostar