Como superar a Raiva?

A raiva é uma emoção tão válida como qualquer outra emoção. No entanto, frequentemente é percebida de maneira negativa, pois pode manifestar-se através de explosões quando temos dificuldade em mantê-la sob controle.

Quando toma decisões ou conversa no momento em que a está a sentir, a raiva dá-lhe uma “sensação de poder”, isto é, naquele momento é fácil sentir que pode dizer ou fazer o que lhe vai na mente. Mas quando o momento de raiva passou, pode ser inundado/a pela culpa e pelo arrependimento.

Apesar disso, a verdade é que a raiva tem uma função muito importante na sua vida: ela ajuda-o/a a identificar injustiças e prepara-o/a para enfrentá-las e para impor os seus limites.

O importante não é deixar de sentir raiva, mas sim, aprender a lidar com ela e a expressá-la de forma mais saudável, e nesse sentido, trago-lhe alguns passos para o/a ajudar:

  1. Reconheça a raiva: permita-se sentir e reconheça como a raiva se manifesta no seu corpo;
  2. Identifique os gatilhos: registe as situações em que sentiu raiva e tente perceber os motivos;
  3. Faça uma pausa e respire fundo: quando sentir raiva, pare e respire fundo contando até 10, isso vai ajudar a acalmar-se e a evitar ações impulsivas;
  4. Saia de perto do estímulo ou situação: Se não estiver a conseguir controlar a raiva, afaste-se, por exemplo, indo para outra divisão ou fazendo uma caminhada;
  5. Reflita sobre o que está a acontecer: Reserve um momento para perceber o porquê de estar a sentir raiva. Este distanciamento vai ajudar a analisar a situação de outra perspetiva e a encontrar soluções eficazes;
  6. Aja: Depois de se sentir mais calmo/a, procure transmitir o seu ponto de vista de forma clara e assertiva. Fale sobre como se sente e o que gostaria que fosse diferente.
  7. Dê espaço ao outro: faça uma escuta ativa do ponto de vista do outro e perceba se é possível chegarem a uma compreensão do problema.

Se a Raiva for frequente e intensa, afetando o seu trabalho, relacionamentos e/ou a forma como se sente consigo mesmo/a, pode ser útil procurar um profissional que ofereça um lugar seguro para se expressar e aprender a geri-la.

blog sara cruz clínica

Sara Cruz

No nosso blog vai poder ler artigos escritos pelas nossas psicólogas sobre temas da atualidade e saúde mental.

Procurar

Você também pode gostar