Pode ser difícil diferenciar uma crise de ansiedade de um ataque de pânico, tendo em conta que possuem sintomas semelhanças. Desta forma, hoje vou ajudá-la/o a compreender as suas diferenças!
A ansiedade é uma emoção normal e adaptativa, que tem como objetivo protegê-lo/a e prepará-lo/a, aparecendo antes de uma entrevista, de um exame importante ou até de um encontro.
No entanto, quando se torna frequente e intensa, pode desencadear uma Crise de Ansiedade, que se caracteriza por sintomas como falta de ar, dor no peito, coração acelerado, tremores, suor, náuseas, entre outros. A crise de ansiedade pode durar horas ou até dias.
O Ataque de Pânico, por outro lado, é um episódio súbito e intenso de medo extremo, muitas vezes sem uma causa aparente, que pode ocorrer tanto a partir de um estado ansioso, como a partir de momentos de calma. Ele atinge o pico em poucos minutos e apresenta sintomas mais acentuados, com taquicardia intensa, tonturas, sensação de morte iminente, despersonalização e desrealização.
Estas são as Diferenças a que deve estar atenta/o:
Duração – Uma crise de ansiedade pode durar horas ou dias, enquanto um ataque de pânico dura entre 10 a 30 minutos.
Intensidade dos sintomas – O ataque de pânico apresenta sintomas mais acentuados e intensos, muitas vezes sendo confundido com um ataque cardíaco.
Causas – A crise de ansiedade é despoletada por preocupações excessivas e constantes. Já o ataque de pânico pode surgir sem um gatilho claro, de forma inesperada ou ser desencadeado pelo foco nos sintomas físicos que está a sentir, pelo medo de perder o controlo, enlouquecer ou morrer.
Se tem crises de ansiedade ou ataques de pânico frequentes que estão a causar desconforto, a limitar a sua rotina e/ou interferir com as suas relações, procure ajuda de um profissional!