Mesmo após a gravidez e parto, a montanha russa de alterações que acompanham o casal na transição para a parentalidade continuam. É comum que a vida sexual mude após a gravidez, devido a fatores emocionais, físicos e psicológicos. O cansaço, as novas responsabilidades, as mudanças hormonais e a adaptação ao novo papel de pai/mãe podem afetar o desejo e a intimidade.
Esta transição, para uma nova fase da vida do casal, implica uma reorganização das prioridades e dinâmicas no relacionamento, o que requer um período de adaptação. Podem gerar-se sentimentos de ansiedade ou frustração, deixando o casal mais desconectado.
Face ao desafio das alterações na vida sexual do casal seguem-se algumas dicas úteis:
- Converse abertamente com o seu parceiro sobre as mudanças, expectativas e necessidades de ambos.
- Respeite o seu tempo e o do seu parceiro para se adaptarem às mudanças físicas e emocionais.
- Invista na Intimidade emocional. Valorize o afeto e a conexão emocional, para além dos momentos de proximidade física ou sexual.
- Dedique tempo ao seu autocuidado. Cuide do seu bem-estar físico e mental, para promover maiores níveis de auto-estima, satisfação e bem-estar.
- Ajuste as expectativas. A vida sexual pode não estar igual à de antes, mas pode transformar-se em algo novo e igualmente satisfatório ao longo do tempo.