O Divertidamente 2 é um filme para todas as idades, e para toda a família. Neste filme, conhecemos a Riley, que representa cada um de nós, e as suas emoções: a alegria, a tristeza, a raiva, a vergonha, a ansiedade, a inveja, o tédio, o medo e o nojo.
Este filme ajuda-nos a compreender várias coisas importantes:
Existem várias emoções, e todas elas precisam de ser sentidas. As emoções fazem parte de nós, reprimi-las é negar uma parte de quem somos, o que trará sofrimento. Então, é preciso aceitar as nossas emoções, e tentar compreendê-las.
Cada emoção tem uma função importante na nossa vida. Por exemplo, a ansiedade tem como objetivo proteger-nos de uma possível ameaça, preparando-nos para lidarmos com ela. A Riley sente-se ansiosa antes de um jogo, porque é um momento importante para si, e sente que está a ser avaliada.
Ao longo do filme, é possível dar conta que algumas emoções começam a assumir o comando da vida da Riley. É nesse momento que as suas emoções se tornam desconfortáveis, e mais difíceis de controlar. Como assumir novamente o controlo?
As nossas emoções são influenciadas pelos nossos pensamentos. A Riley, estava preocupada com uma prova, e pensava “tu tens de marcar Riley”, começando a sentir uma enorme ansiedade e dificuldade em controlá-la.
Formas de assumir o comando sobre as suas emoções, passa por identificar o que está a sentir; respirar de forma calma contando até 10; identificar os pensamentos que estão na base dessa emoção; e por fim, procurar tranquilizar-se. Com a força da alegria, procure perceber se os seus pensamentos são ajustados à realidade ou se são os seus medos a falar.
Existe um sistema de crenças que todos temos e que influencia a forma como vemos a realidade. Essas crenças são construídas durante toda a nossa vida, mas em especial na infância e a adolescência, e influenciam a nossa forma de pensar e sentir no nosso dia-a-dia. As suas crenças estão a ajudá-lo ou a limitá-lo?
Todas as emoções podem coexistir dentro de nós, permita-se senti-las. Assumir que precisamos de estar sempre alegres, conduz à frustração, porque todas as emoções são precisas e trazem consigo um momento de reflexão e ensinamento.