Muitas vezes, este sentimento/sensação poderá estar associado à excessiva presença da pessoa nas redes sociais e consequente comparação com o que vê, à frustração e às expetativas que criamos, que nem sempre estão ajustadas à realidade.
Vamos refletir um pouco, em primeiro lugar poderá ser importante questionar-se sobre o que poderia dar mais sentido à sua vida e de onde poderá vir este sentimento de insatisfação, poderá também questionar-se sobre qual era a sua expetativa para o seu verão e sobre o que significa para si divertir-se.
Lembre-se que o conceito de férias e diversão pode variar de pessoa para pessoa ou seja, o que para si significa divertir-se para o outro pode não significar e vice-versa. Para além de que, muitas vezes o que é publicado nas redes sociais nem sempre corresponde à realidade, nem tudo é mostrado, lembre-se que nós temos o poder de escolher o que é partilhado.
Poderá estar a perguntar-se: como é que pode tentar atenuar esta sensação. E por isso, apresento-lhe em seguida algumas estratégias que o/a podem ajudar:
- Tente criar um plano de férias;
- Invista em atividades que para si possam ser prazerosas;
- Tente criar uma rotina de relaxamento e autocuidado na sua rotina diária: Reserve tempo para si mesmo e fazer atividades que goste de fazer regularmente. Desenvolver atividades que aumentam o sentimento de bem-estar vai ajudá-lo a sentir-se melhor.
Lembre-se que procurar ajuda especializada pode ajudá-lo/a. Um psicólogo pode ajudá-lo/a a desenvolver estratégias de regulação emocional que lhe permitam gerir melhor aquilo que está a sentir.
Lembre-se que cuidar de si é muito importante! Tente desenvolver hábitos de vida saudáveis no seu dia-a-dia, trabalhe a sua capacidade de “desligar” das preocupações e de descansar a mente, criando momentos de prazer que lhe proporcionem bem-estar e tranquilidade.