Perturbação de Ansiedade Generalizada

Para um diagnóstico clínico adequado têm de estar presentes preocupação e ansiedade excessivas relacionadas com as atividades ou acontecimentos, difíceis de controlar, ocorrendo na maioria dos dias durante, pelo menos, 6 meses.

A preocupação e ansiedade têm de estar associadas a 3 (ou mais) dos 6 seguintes sintomas

. Agitação, nervosismo ou tensão interior;

. Fadiga;

. Dificuldade de concentração;

. Irritabilidade;

. Tensão muscular; 

. Perturbações do sono.

Nestes casos, um acompanhamento individualizado de psicoterapia permite não só identificar a forma como a pessoa interpreta e vivencia as suas experiências, como também desenvolver estratégias para gerir a ansiedade. 

A consulta centra-se, sobretudo, na identificação e reestruturação dos pensamentos que conduzem à ansiedade, no ensinamento e prática de técnicas de relaxamento e mindfulness, na prevenção de comportamentos de preocupação, na resolução de problemas e numa melhor gestão e organização do tempo.

Uma boa higiene do sono, uma alimentação equilibrada, a prática de exercício físico e evitar o consumo de café, álcool e tabaco podem também ajudar no controlo e prevenção dos sintomas. 

Se identifica estes sintomas e se os mesmos interferem significativamente com o seu funcionamento, seria importante iniciar acompanhamento psicoterapêutico.

blog sara cruz clínica

Sara Cruz

No nosso blog vai poder ler artigos escritos pelas nossas psicólogas sobre temas da atualidade e saúde mental.

Você também pode gostar