Preguiça ou procrastinação?

Será que já deu por si a adiar constantemente determinada tarefa e depois a sentir culpa por ter tomado essa decisão? Provavelmente o que aconteceu foi algo chamado procrastinação. Ao longo da nossa vida, já todos procrastinamos pelo menos uma vez, no entanto, quem procrastina constantemente tem mais tendência a sentir níveis elevados de stress e diminuição do seu bem-estar.

A procrastinação difere da preguiça pois quando alguém procrastina sente remorsos e culpa de tal decisão, enquanto que, uma pessoa que deixa de fazer determinada tarefa por preguiça, não sente culpa.

A procrastinação poderá estar relacionada com uma concepção incorreta de que precisa de esperar para estar motivado para conseguir realizar determinada tarefa, ou seja, que é a motivação que leva a ação. Na verdade, o que gera motivação é tomar a ação de fazer algo, tomar uma ação gera motivação e esta, por sua vez, gera mais ação.

Outro fator que poderá estar a causar a procrastinação é a presença de expectativas desadequadas ou perfeccionismo. Poderá dar-se o caso de sentir que determinada tarefa é uma obrigação e aperceber-se de ter muitos pensamentos do tipo “Eu devia fazer x ou y”. Se isto acontecer, tente dizer em alternativa “Vai ser bom/benéfico/vantajoso para mim fazer x ou y”.

A procrastinação pode estar ainda relacionada com o ato de subestimar o tempo que uma determinada tarefa irá demorar a ser feita e isso poderá dar uma falsa sensação de segurança de que pode deixá-la para depois. 

Tendemos a sentir-nos mais motivados quando recebemos um reforço imediato do que mais tarde no tempo, e é por isso que no momento em que adia uma tarefa se sente bem. Ou seja, a recompensa e alívio imediato de ficar a fazer scroll numa rede social é superior à recompensa que terá a longo prazo de ter a sua tarefa terminada, pois levará mais tempo a senti-la.

O que pode fazer para ultrapassar a procrastinação? 

  • Reparta tarefas que parecem muito complexas em pequenas tarefas, de forma a que não pareçam tão grandes e difíceis de completar. 
  • Pense que apenas tem de trabalhar em determinada tarefa por apenas 5 minutos e faça um esforço para combater os pensamentos que possam surgir e dar origem à procrastinação. 
  • Identifique quais são as suas maiores distrações e elimine-as, por exemplo, coloque o telemóvel noutra divisão da casa e no silêncio. 
  • Quando terminar um dos itens da sua lista ou uma das tarefas a que se tinha proposto não se esqueça de se recompensar.
blog sara cruz clínica

Sara Cruz

No nosso blog vai poder ler artigos escritos pelas nossas psicólogas sobre temas da atualidade e saúde mental.

Procurar

Você também pode gostar