Quais os benefícios da Atividade Física para a saúde mental?

Mens sana in corpore sano” ou “Mente sã, num corpo são”, é uma famosa citação do poeta romano Juvenal, e que remete para o significado de qualidade de vida. Existe uma associação direta entre a prática de atividade física e o bem-estar psicológico, que promove uma vida equilibrada e de qualidade.

A prática de atividade física regular aumenta a produção de hormonas e neurotransmissores no cérebro: a serotonina, a dopamina e a endorfina, responsáveis pelo bem-estar e pela felicidade. Quando estas hormonas estão em défice ou em desequilíbrio podem conduzir a perturbações mentais, como a ansiedade e a depressão. Neste sentido, a atividade física funciona como um veículo para o organismo aliviar o mal-estar e o stress psicológico do dia-a-dia. Alguns dos seus inúmeros benefícios passam por:

1.Previnir doenças físicas. A atividade física aumenta a circulação do sangue, regula os batimentos cardíacos, fortalece os músculos e melhora a postura corporal, o que por sua vez, diminui a probabilidade de ocorrerem doenças cardiovasculares, diabetes, cancro e perturbações mentais.

2.Reduz o stress e a ansiedade. Após um longo dia de trabalho ou uma semana atribulada, a atividade física ajuda a reduzir os níveis de cortisol, relaxando o corpo e a mente. Principalmente aulas como yoga e pilates ajudam a conectar a mente com o momento presente, a abrandar os pensamentos e a regular as emoções.

3. Aumenta a sensação de bem-estar. A atividade física liberta a produção das hormonas que nos fazem sentir bem e felizes.

4. Aumenta a autoestima. A sensação de bem-estar melhora o humor, o empenho e a produtividade, que vai ter um impacto direto e positivo na forma como as pessoas se veem a si mesmas e à sua vida.

5. Melhora a qualidade do sono. A atividade física ajuda a regular o ciclo circadiano ou sono vigília, contribuindo para um sono com maior qualidade e relaxante, o que é fundamental para o funcionamento diurno.

6. Estimula a memória e a aprendizagem. Através da libertação dos neurotransmissores, a atividade física, aumenta a capacidade de recordar acontecimentos e gravar novas informações.

7.  Aumenta a Atenção e a concentração. Promove um maior foco quer seja no trabalho, nos estudos, ou na resolução de problemas, uma vez que o individuo torna-se mais atento e mais relaxado.

8. Reduz os sintomas das Perturbações Mentais. Vários estudos já demonstraram que a prática de atividade física reduziu os sintomas da depressão, ansiedade, perturbação de pânico, perturbação de hiperatividade e déficit de atenção (PHDA). Elevados níveis de cortisol, privação do sono e mal-estar psicológico aumentam os níveis de stress, sobrecarregando a mente e o corpo. A atividade física diminui estes sintomas e o estado de tensão em que o cérebro se encontra, através da produção das hormonas da felicidade e do alívio do stress.

Tendo em consideração estes benefícios, a prática de exercício torna-se muitas vezes, uma aliada à psicoterapia. Não obstante, a pessoa deve sempre continuar a dar continuidade ao tratamento psicológico ou psiquiátrico. Relativamente à escolha da atividade física a praticar, qualquer uma delas, seja ciclismo, yoga, zumba ou apenas correr numa passadeira, irá melhorar a qualidade de vida, através da redução dos níveis de stress e de tensão corporal.

blog sara cruz clínica

Sara Cruz

No nosso blog vai poder ler artigos escritos pelas nossas psicólogas sobre temas da atualidade e saúde mental.

Procurar

Você também pode gostar