“Red flags” nas relações

TEM IGNORADO AS RED FLAGS?

As “red flags”, em português “bandeiras vermelhas”, são sinais que mostram que a relação ou a pessoa com quem está, pode não ser a certa para si. Red flags são sinais de alerta que podem surgir num relacionamento amoroso e indicar que algo está errado. Esses sinais podem ser subtis ou evidentes, podendo comprometer a forma como a relação evolui no futuro.

Entre as principais red flags num relacionamento está a falta de comunicação. Quando os elementos do casal não comunicam adequadamente, torna-se muito mais difícil resolver conflitos e manter a confiança. A falta de diálogo pode criar um ambiente de tensão e frustração, e pode levar a conflito e ressentimento.

Outra red flag comum é o controlo excessivo por parte de um dos elementos. Se um dos parceiros está com frequência a tentar controlar as decisões do outro ou quem se relaciona, por exemplo, isso pode ser um sinal de que a relação não é equilibrada e saudável.

Além disso, a falta de respeito também é uma red flag importante. Se um dos parceiros não respeita a opinião ou os sentimentos do outro, isso pode levar a uma sensação de desvalorização e insatisfação, comprometendo futuro do relacionamento.

Por fim, a dificuldade em cumprir com o compromisso, por exemplo em termos de fidelidade, é outra red flag que pode indicar problemas graves num relacionamento. Se um dos elementos não está disposto a a cumprir com o acordo estabelecido, seja ele em termos de monogamia ou não, poderá levar a problemas no futuro.

Em resumo, as red flags nas relações amorosas são variadas, mas depende daquilo que o casal “acordou” inicialmente. No inicio de cada relação, mesmo que de forma não explicita, são definidas regras e limites que variam de casal para casal. É importante estar atento às red flags na relação, pois elas podem indicar problemas futuros graves, caso não sejam faladas e resolvidas. Ignorar esses sinais pode ser prejudicial para sua saúde mental e emocional.

Deixo algumas dicas que acredito serem importantes:

🌿 Por mais que seja difícil aceitar que a pessoa que ama pode não ser a certa para si, é importante ser honesto consigo mesmo e avaliar a relação de forma objetiva. 

🌿 Minimizar as red flags ou arranjar desculpas para os comportamentos negativos da outra pessoa não é saudável e pode levar a um maior desgaste emocional.

🌿 Acreditar que pode mudar a pessoa é outro tema importante, pois é impossível mudar alguém que não quer mudar. 

🌿 Além disso, é importante lembrar que ninguém é perfeito e é normal haver diferenças num relacionamento, mas é preciso estar atento a comportamentos abusivos ou prejudiciais.

Por fim, é importante lembrar que merece um relacionamento saudável e feliz. Ignorar as red flags pode ser prejudicial, mas estar ciente delas pode ajudá-lo a tomar decisões mais conscientes e saudáveis para si e para as suas relações.

blog sara cruz clínica

Sara Cruz

No nosso blog vai poder ler artigos escritos pelas nossas psicólogas sobre temas da atualidade e saúde mental.

Você também pode gostar