Seja mais assertivo

Enquanto seres sociais estamos diariamente em contacto com outras pessoas. Isto envolve comunicar com outros para expressar as nossas opiniões, vontades e necessidades. Por vezes, fazê-lo poderá ser desafiante, pois poderá ser difícil para nós expressarmos a nossa vontade de forma clara e que o outro entenda.

Sabia que existem diferentes tipos de comunicação e cada um tem um impacto em quem nos ouve? Falemos então dos 3 tipos de comunicação: passiva, agressiva e assertiva.

Quando o tipo de comunicação é passiva poderá sentir, entre outras coisas, dificuldade em dizer que não. Esta dificuldade poderá levar a que faça algo que não quer ou a colocar-se em situações com as quais não concorda. Como consequência deste tipo de comunicação, dará prioridade a agradar os outros. Esta atitude traz consequências negativas para as suas relações sociais e para a sua auto-estima. Pessoas que utilizam este tipo de comunicação, têm tendência a  temer a reação dos outros se disserem que não e acreditam que expressar as suas vontades trará consequências negativas para si próprio.

Por outro lado, quando alguém apresenta um tipo de comunicação agressiva, demonstra que não está a ouvir ou a ter em consideração os direitos dos outros, achando que os seus são mais importantes. Não tem em consideração o ponto de vista dos que o rodeiam, desvalorizando os sentimentos e necessidades destes. Consequentemente, este tipo de comunicação gera desconforto nos outros, o que, por sua vez, faz com que o próprio se sinta frequentemente rejeitado, frustrado e/ou isolado.

Ao contrário das anteriores, o tipo de comunicação assertiva tende a influenciar positivamente a auto-estima. Quando uma pessoa fala de forma assertiva, consegue expressar de forma eficaz as suas necessidades, tendo em consideração a perspectiva do outro, mas não deixando de considerar a sua própria. Ao invés de aceitar a decisão do outro mesmo que esta vá contra a sua, ou de impor a sua própria, alguém que comunica assertivamente tenta encontrar um compromisso para chegar a uma resolução. 

Ser assertivo envolve manter uma postura confiante, um tom de voz calmo, mantendo contacto visual com a pessoa com quem estamos a conversar, principalmente no momento em que expressamos as nossas opiniões, vontades ou necessidades. Expressar-se de forma assertiva aumenta a probabilidade de que os outros o compreendam para que veja as suas necessidades reconhecidas, melhorando a sua relação com o outro e a sua auto-estima.

Vejamos algumas estratégias que pode colocar em prática para conseguir comunicar assertivamente

  • Expresse-se de forma clara, direta e respeitosa;
  • Utilize frases que comecem por “Eu” (“Eu acho que fizeste um bom trabalho, gostaria apenas que…”);
  • Escute atentamente o outro sem o interromper;
  • Estabeleça contacto visual;
  • Descreva como o comportamento da outra pessoa o faz sentir  (“Sinto-me triste quando não me perguntas como me sinto…”);
  • Mantenha a sua posição (“Eu percebo, mas gostaria de…” ou ”Sim, mas eu quero…”).
blog sara cruz clínica

Sara Cruz

No nosso blog vai poder ler artigos escritos pelas nossas psicólogas sobre temas da atualidade e saúde mental.

Procurar

Você também pode gostar