Enquanto seres sociais estamos diariamente em contacto com outras pessoas. Isto envolve comunicar com outros para expressar as nossas opiniões, vontades e necessidades. Por vezes, fazê-lo poderá ser desafiante, pois poderá ser difícil para nós expressarmos a nossa vontade de forma clara e que o outro entenda.
Sabia que existem diferentes tipos de comunicação e cada um tem um impacto em quem nos ouve? Falemos então dos 3 tipos de comunicação: passiva, agressiva e assertiva.
Quando o tipo de comunicação é passiva poderá sentir, entre outras coisas, dificuldade em dizer que não. Esta dificuldade poderá levar a que faça algo que não quer ou a colocar-se em situações com as quais não concorda. Como consequência deste tipo de comunicação, dará prioridade a agradar os outros. Esta atitude traz consequências negativas para as suas relações sociais e para a sua auto-estima. Pessoas que utilizam este tipo de comunicação, têm tendência a temer a reação dos outros se disserem que não e acreditam que expressar as suas vontades trará consequências negativas para si próprio.
Por outro lado, quando alguém apresenta um tipo de comunicação agressiva, demonstra que não está a ouvir ou a ter em consideração os direitos dos outros, achando que os seus são mais importantes. Não tem em consideração o ponto de vista dos que o rodeiam, desvalorizando os sentimentos e necessidades destes. Consequentemente, este tipo de comunicação gera desconforto nos outros, o que, por sua vez, faz com que o próprio se sinta frequentemente rejeitado, frustrado e/ou isolado.
Ao contrário das anteriores, o tipo de comunicação assertiva tende a influenciar positivamente a auto-estima. Quando uma pessoa fala de forma assertiva, consegue expressar de forma eficaz as suas necessidades, tendo em consideração a perspectiva do outro, mas não deixando de considerar a sua própria. Ao invés de aceitar a decisão do outro mesmo que esta vá contra a sua, ou de impor a sua própria, alguém que comunica assertivamente tenta encontrar um compromisso para chegar a uma resolução.
Ser assertivo envolve manter uma postura confiante, um tom de voz calmo, mantendo contacto visual com a pessoa com quem estamos a conversar, principalmente no momento em que expressamos as nossas opiniões, vontades ou necessidades. Expressar-se de forma assertiva aumenta a probabilidade de que os outros o compreendam para que veja as suas necessidades reconhecidas, melhorando a sua relação com o outro e a sua auto-estima.
Vejamos algumas estratégias que pode colocar em prática para conseguir comunicar assertivamente:
- Expresse-se de forma clara, direta e respeitosa;
- Utilize frases que comecem por “Eu” (“Eu acho que fizeste um bom trabalho, gostaria apenas que…”);
- Escute atentamente o outro sem o interromper;
- Estabeleça contacto visual;
- Descreva como o comportamento da outra pessoa o faz sentir (“Sinto-me triste quando não me perguntas como me sinto…”);
- Mantenha a sua posição (“Eu percebo, mas gostaria de…” ou ”Sim, mas eu quero…”).